O amor de Próclise e Ênclise

Menina  recatada, a jovem Ênclise era o modelo de garota que todo pai sonhou em ter. Nunca era vista desacompanhanda e, nas raras vezes em que falava, só o fazia com a permissão do pai Verbo. Não é que Ênclise detestava a vida que levava, mas sentia que lhe faltava algo. De fato, essa proteção paterna as vezes a incomodava. E o que dizer da tia Locução? Andando na rua, ela obrigatoriamente tinha que se virar entre eles. Mal dava uma espiadinha para um Travessão dentro de uma loja e já tomava chapuletada na orelha. Ela prometia que um dia isso mudaria. Ah se mudaria!

Próclise era rebelde, espevitada. Muito dessa personalidade desordeira pode ser creditada a falta de uma família fixa. Hora nadava com o Tenente Não e com o General Nunca. Em outro momento, era vista na República dos Advérbios. Mal piscava o olho e já havia corrido para a compania dos Pronomes Relativos.
Talvez isso signifcasse uma personalidade independente, cheia de si. Mas Próclise também sentia falta de algo.

Um belo dia, Próclise e Ênclise se encontraram. Rolaram versos, estrofes, poemas… sonetos. A afinidade entre as duas era visível, em qualquer tipo de fonte. A oposição veio de todos os lados, principalmente da família de Ênclise, conservadora ferrenha. Choveram aspas, pontos de interrogação e outros recursos literários contra o amor das duas. Mas o ponto final nessa história já havia sido dado.

Vírgula vai, vírgula vem, Ênclise fugiu para a casa da Próclise. A convivência mostrou que, de fato, foram feitas uma para a outra. Decidiram reproduzir e perpetuar a espécie. E graças ao gene dominante da Ênclise e recessivo da Próclise (que, aliás, é uma baita ironia), nasceu a pequenina, porém genial Mesóclise.

Agrada-la-ia saber que essas três meninas-mulheres viveram felizes para sempre?

4 pensamentos sobre “O amor de Próclise e Ênclise

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s