Despachos Itatibenses de Domingo

Depois de uma pausa de algumas semanas por motivo de força maior, que também pode ser entendida como total e completa falta de assunto, volto com o Despachos de Domingo totalmente voltado para a minha cidade, Itatiba.

Sobre Profissões
Itatiba é um poço de contradições. Se por um lado conta com um Distrito Industrial criado pata atrair multinacionais que gerariam emprego e renda para a cidade, por outro ainda é possível encontrar preservadas profissões pouco comuns:

Já falei bastante do seu Alcindo, o barbeiro, no Twitter. Aqui no blog eu já postei um poema em homenagem a sua tradicionalíssima barbearia. Além dessa profissão  – substituida pelo arrastão dos cabeleireiro unissex – essa semana que passou pude relembrar uma que a há muito considerava extinta: o moleque do jornal

O moleque do jornal é retratado nos filmes de época como aquele garoto magricela que usava suspensório e uma boina bastante exótica. A função era simples: Ficar parado na esquina do centro da cidade, com um bolo de jornais embaixo do sovaco gritando: EXTRA! EXTRA! EXTRA!

A versão 2010 mantém um moleque – no caso gordinho – com uma resma de jornais (resma de jornais?) a tiracolo. Acredito que essa espécie tenha evoluido, pois poupa nossos ouvidos daquela gritaria infernal. A boina e o suspensório foram abolidos, dando lugar a uma camiseta com o nome e logo da empresa… Modern Times…

Sobre revista
Falando em comunicação, vocês sabem que sou crítico em relação ao que se publica aqui na Terrinha. Mas dessa vez eu só tenho o que elogiar, se tratando da Q! Revista (cuja versão online pode ser vista aqui)

Ela pode não trazer assuntos relacionados a política ou economia, mas é uma fonte muito valiosa de entretenimento. O grande mérito da revista é revelar e mostrar para todo mundo os talentos, personalidades e artistas da cidade.

Na edição desse mês (Março/09), há uma matéria bastante esclarecedora sobre um grupo de samba chamado Grupo Piracema. O Demônios da Garoa Itatibense toca algumas composições de novos talentos, mas a especialidade é reviver grandes sucessos do passado. Quer dizer… passado para aqueles com menos de 20 anos. Para o grupo que está a 30 anos na estrada, é ato corriqueiro. E o que dizer da história do guardador de carros Ratinho? Pena que eles não contaram a grande amizade entre ele e os Quatis do estacionamento. Eu mesmo vi o cidadão chamando os Quatis (de um modo bastante peculiar) e os vi chegando bem próximos para comer…

Ok, eles dão uma puxada de saco nas grandes empresas da cidade, mas ninguem é de ferro. Como a magazine é gratuita, eles tem que se manter financeiramente de alguma forma. Até porque a qualidade do papel e da impressão é melhor do que muita revista semanal de grande circulação, isto é, veja em que época vivemos!

Enfim… se quiser ver a Q!Revista, venha a Itatiba ou acesse a versão online (recomendo que leve a sério somente e tão somente a segunda opção).

Sobre política
O alto escalão político de Itatiba realmente gostou do Twitter. Primeiro foi o Prefeito Fattori, depois o Presidente da Câmara David Bueno. Agora a Prefeitura E a própria Câmara dos Vereadores tem seus perfis.
Em relação a esse último, uma curiosidade. Outro dia postaram uma notícia sobre o andamento das obras de mais um pedágio da Rota das Bandeiras. A nota só informava que as obras iam muito bem obrigado. Questionei, perguntando sobre o trabalho da Casa para isentar os moradores daqui desse absurdo. A resposta foi essa:

Será que teremos surpresas em breve? Sinceramente? Duvido muito.

PS: E os outros vereadores? Será que terão coragem de aderir e começar a piar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s