Eles são os donos da banca

Todo mundo que já jogou futebol na vida lembra da famosa “roda de bobo”, também conhecido como “bobinho”. Tal brincadeira se baseia em alguns jogadores tocando a bola entre si, sem deixar que o jogador que está no meio intervir. Essa simples brincadeira é o estilo de jogo do Barcelona. Logo, o Camp Nou se torna uma grande roda de bobo, só que os bobos em questão são os jogadores adversários que tentam, na maioria das vezes em vão, marcar e roubar a bola do time da casa.

Com esse toque de bola envolvente o time catalão, que é o time do momento, vai envolvendo não só seus adversários, como também os torcedores de seus adversários. Um futebol que tem estilos pra dar e vender: mais cadenciado – cheio de trocas de passes – fazendo a redondinha ir e vir, inclusive do ataque à defesa, com a maior tranqüilidade do mundo. Pode ser frenético, inteiro ao campo adversário,  assim como foi nos primeiros minutos do jogo de ida contra o Arsenal, pelas quartas-de-final da UEFA Champions League 2009/2010. E o que falar do malabarismo do pessoal da frente e seus contra-ataques mortíferos? Resumindo: o Barcelona tem um verdadeiro arsenal de possibilidades de jogo, mesclando-os numa mesma partida e com isso não para de fazer vítimas.

Pois bem. Hora de transformar a “grande roda de bobo” em palco. Para que um palco? A pergunta certa não é “para que” e sim, “para quem”. Lionel Messi é o dono da bola, o principal do espetáculo: ele chega e o jogo (ou show, como queira) começa; ele sai de campo e aquela vontade de quero mais fica nos olhos de todos os fãs do craque.

O Barcelona é de Messi. O mundo da bola é de Messi. E o medo dos brasileiros com uma Copa do Mundo à vista, também é Messi. Se bem que, considerando que todo brasileiro gosta do famoso balé dos gramados, o argentino talvez não ganhe apenas a fúria de uma possível derrota canarinho em um eventual confronto (inclusive na final). Paradoxalmente também ganhe admiração e o respeito de todos.

Se é que já não conquistou.

Daniel Aoki ainda é aprendiz de economista. Como hobby joga poquer e espera se tornar rico dessa forma. Planeja uma viagem internacional nos proximos 3 anos

3 pensamentos sobre “Eles são os donos da banca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s