Uma farsante Lady Gaga?

Lady Gaga é o nome artístico de Stefani Joanne Angelina Germanotta. Suas músicas fazem um sucesso consideravelmente grande no mundo todo (pelo menos na temporada 2009/2010, se você está lendo esse texto no futuro). Seu estilo original é copiado pelas jovens, que admiram a coragem de usar roupas e acessórios extremamente modernos e excêntricos e… epa. Espera aí… original não.

Há uma clara mescla de influências que forma o que você conhece por Lady Gaga. O vestuário, por exemplo, é copiado/adaptado de Grace Jones. Antes de descascar argumentos em cima de argumentos, vamos a uma imagem altamente ilustrativa:

Grace Jones não tem polidactilia, ok?

Comecemos pelo básico: nome artístico. Joanne (vamos tratá-la assim a partir de agora) uniu um título nobre – Lady – com Gaga, pedaço do título de uma música do Queen – Rádio Gaga. Ou seja: Única dificuldade aí é torcer para a aleatoriedade fazer sentido. A partir de agora serei chamado de Conde Obaldá (mentira… não quero).

Depois temos o fato óbvio do personagem camuflando a pessoa. A própria cantora já chegou a declarar, se não me falha a memória, que a maioria dos fãs não a reconheceria na rua, caso ela saísse para um passeio trajando roupa de gente. Não foi bem com essas palavras, mas o sentido é o mesmo. Joanne depende da personagem para fazer sucesso? Terá ela o mesmo destino de Rowan Atkinson? Ou pior ainda… do Gunther, garçom do Central Perk?

Bem, você sabe, eu já vi ela [Lady Gaga] usar algumas coisas que eu usei, e isso me irrita um pouco – Grace Jones

A moça ainda é jovem, tem tempo para diferenciar o que é inspiração de imitação. Não dá para ser Madonna, Grace Jones e Britney Spear (por que alguém seria uma Britney Spears versão 2.0, afinal?) ao mesmo tempo. Amy Winehouse pode ter esquecido alguns parafusos quando resolveu lançar-se cantora, mas pelo menos fez algo diferente. BEM DIFERENTE…

Não precisa inundar a caixa de comentários com frases do tipo: “isso é inveja“, “se não gosta fica quieto” ou “seu indiota” (sic). Já conheço todos esses argumentos e entendo a revolta. De qualquer maneira, o blog é meu e eu falo o que bem entender aqui, portanto, parafraseando Nelson Rodrigues: Que me desculpem os fãs, mas originalidade é essencial.

Encerrando esse post, mais uma imagem desmascarando Joanne:

6 pensamentos sobre “Uma farsante Lady Gaga?

  1. Pingback: Lady Gaga copia? « Music Pack

  2. Frank,

    Seu indiota, ingnorante, você está com “siumis” desta maravilhosa e inovadora diva. Quem imitou ela foi a grace jones…

    Pedido feito, pedido satisfeito!
    Porém, esta débil criatura é tão insignificante, que não chegou aos pés do post o fim do rbd… Michael Jackson morre e esta coisa vive? Oh, mundo injusto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s