Despachos de Domingo

A ficção cria tantos estereótipos que é difícil enumerar todos. Um deles é a “Síndrome de Watson“. Nela há um herói genial e excêntrico, mas que tem a mente tão elevada e perturbada que precisa de um ser humano normal para mostrar-lhe o óbvio, centrando-o na questão principal. É o que acontece com Holmes, que precisa de Watson para solucionar a maioria dos problemas.

Outro exemplo disso ocorre em House MD, no qual House – o médico que descobre doenças que nenhum outro descobrira  – precisa de Wilson para fazer comentários totalmente fora do contexto e que, inexplicavelmente, o levam às respostas. House e Holmes. Wilson e Watson. Mesmos papeis. Mesmas iniciais. Coincidência? Acho que não.

Milton Neves fala muita besteira. Boa parte delas é proposital, criadas especialmente para causar polêmica. Veja o caso do “Todo mundo tenta, mas só o Flamengo de Hexa vira Penta”. Não se pode esperar outra atitude da torcida rubro-negra senão revolta. Mas o Mentiroso Nato, Fanfarrão Nato tem uma frase que talvez tenha sido um de seus únicos lampejos pertinentes:

“O futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes”.

Sempre achei que Itatiba fosse azarada, mas tenho que concordar que o estado da Louisiana, nos Estados Unidos, ganha disparadamente. É até humilhante. Se não bastasse o furacão Katrina em 2003 e a consequente inundação, agora a costa é atingida por uma mancha gigante de óleo vinda do Golfo do México. Mais uma vez o estado de emergência é declarado. E pensar que foi lá que surgiu o Blues clássico.

Em tempo: Não gosto de falar Nova Orleans. Prefiro New “Orlins”.

Pedir marmita (ou a famosa quentinha ou marmitex) no Comida Caseira do Galeto (4538-8293) é muito curioso. O atendimento lá é excêntrico, no melhor estilo “aqui não frescura mermão”. Segue o diálogo que tive hoje com a mocinha do telefone:

– Comida Caseira do Galeto, Booooooooommmmm Diiiiiiiiiiiaaaaaaaaaaaaa (!!!)

– Er.. hum… Quero pedir uma marmita pras 12:30.

– E o que cê quer de mistura meu fio? (???????)

– Quais (segurando o riso) são minhas opções?

– Tem bife acebolaaaaaado, bife à parmegiaaaaaaaaana, à milaneeeeeeeesa, filé de fraaaaaaannngo, almondiga (sic)…

Enfim… eu mereço. Mas a comida lá é muito gostosa, tendo o melhor custo benefício da região. Recomendo pra quem estiver em Itatiba e com preguiça de cozinhar.

Há uma história pouco divulgada em Itatiba, carente de registros históricos, mas que merece ser colocada aqui. Ela conta o dia que Agenor de Miranda Araújo Neto – ou Cazuza, como queira – já bastante debilitado, esteve em Itatiba. Visitou a Igreja de São Bento, na qual há relatos de aparições de Nossa Senhora do Rosário. De fato, há 2 ou 3 fotos onde nitidamente é possível enxergar vultos muitos parecidos com a imagem clássica de Maria.

Com certeza ele veio para cá por dois motivos: a) Conforto espiritual e b) Tranquilidade, afinal, como eu não canso de repetir, Itatiba é a cidade que sempre dorme.

Abertura do desenho As Aventuras de Tintin. É bom ver que foram MUITO fiéis aos livros do Hergè e NÃO estragaram as histórias, como é comum em adaptações. A vinheta de abertura casa muito bem som e imagens

Devo dizer que sempre gostei mais do Capitão Haddock. Dupon e Dupon são bastante toscos. O Professor Girafles Girassol cumpre muito bem seu papel de velho surdo, sequelado e gênio.

Posso não ser publicitário, mas, sei lá… pra mim, um comercial deveria mostrar o produto que quer vender. Em 84, o pessoal que produziu a propaganda do Fiat Uno não se atentou a esse, hã… detalhe:

6 pensamentos sobre “Despachos de Domingo

  1. Olá Frank!

    Eu adorava o Tintin, assistia sempre quando passava na Cultura (acompanhando as filhotas , que eram pequenas); as histórias eram boas, o Milú era uma gracinha e eu não entendia como o topete do Tintin nunca despenteava… (risos)

    Creio que House/Holmes não é coincidência não… mas não deixa de ser interessante. E por falar em estereótipos, por que todo vilão “gênio do mal” tem que ter um ajudante puxa-saco e completamente imbecil?

    Abraços!

    • Exatamente esse o espírito da coisa. É o famoso fortão imbecil e o baixinho esperto. Essas contradições as vezes chateiam.

      Quanto ao Tintin… certeza que a baba do Milu tem algum gel especial… hahaha

  2. Pouporrit mental?

    Holmes/house: Watson/wilson, são seres que vibram em frequencia que os deixam abertos há dois universos. O universo humano e o universo Holmistico/Houseístico. De tal sorte que eles se sintam responsáveis em proteger os destoantes daqui, das pessoas e deles mesmos…

    Marmita: Proximo ao meu trabalho, há um pé sujo com o seguinte menu (em uma placa na porta):
    “servimos selvserv”?! (se é self service, como eles podem servir? Se eles servem, como pode ser self service?)
    Figo assebolado;
    FrangUo cusido;
    Rabada na preção;
    Galinha gizada (algum tipo de professora promiscua?);
    Ovo de galinha (??? Pq não de leitoa?) istralado;
    Eu, particularmente, recomendo a lazainha de carne moinha… É muito gostosa.

    Tintim, não gostava…

    Cazuza, menos ainda

    Publicidade? Quantas mulheres semi nuas e sexualmente disponíveis (oferecidas), há em comercial de cerveja? Tipo, dá umas 10 mulheres para cada macho (com uma lata na mão). Deveria dizer em letras miúdas: “atenção, mulheres não inclusas, ou vendidas separadamente”.
    Putz, acabei de ter um insight…
    Imagine uma fábrica de cervejas, mostrando centenas de latas, caindo e enchendo um caminhão… Por uns 30 segundos. Daí, aparece a legenda: “entramos com a cerveja! Mulheres e festa são por sua conta!” “ambev… Pq cerveja combina com diversão!”
    Putz, pq optei por direito ao invés de publicidade? Rsrsrs

    • “Pouporrit mental” foi excelente… os Despachos são bem isso mesmo…

      O que você está fazendo aí sentado? VAI JÁ FOTOGRAFAR JÁ O SEU SERVE-SERVE…. “Vou te falar uma coisa pra você”… entra no mue blog há não sei quanto tempo e não aprendeu nada comigo! Tem que fotografar essas coisas caramba!

      Não simpatizo com o Cazuza nem com o Legião Urbana. Talvez porque nunca tenha tido uma fase Cazuza/Legião Urbana. É… eu sempre quebro paradigmas

      Porque você fez Direito e não Publicidade? Ora meu caro… porque se você fosse publicitário, morreria de fome. Simples.

  3. Oi, pode até ser que a comida do marmitex do galeto seja boa, mas olha vou te dizer, eu morava em cima do restaurante ali no Jd. galeto mais precisamente rua Fabio Zuiani e a varanda do meu quarto dava pro fundo do restaurante, mas que lugar sujo vc nem imagina, já deu até rato em casa por causa daquele lugar, cuidado!!! Tente outras opções tipo: marmy Grill no centro da cidade ou restaurante Laço de Ouro lá na entrada da cidade perto do Extra, era um marmitex bem bom memo viu grande farto e preço acessivel, nem sei se existe ainda pois não moro mais em itatiba, mas fica a dica.

    • Poatz! Nem sabia que era desse jeito. VAi ver é que nem cozinha de restaurante chinês. A comida é uma delícia, mas nunca pessoa pra olhar como fazem ou você corre o risco de nunca mais voltar a comer…

      A marmita do MarmiGrill é sensacional. O Cumpim é uma delícia, mas é relativamente mais cara…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s