F1 2010: GP da Espanha

Um ensolarado Domingo das Mães raiou no céu do circuito de Montmeló. 200 mil pessoas compareceram no fim de semana para ver o espanhol das Astúrias, Fernando Alonso, correr com a Ferrari e assim juntar duas paixões. Essas 200 mil pessoas viram mais que um simples espanhol tentando vencer em casa. Acabaram vendo um australiano Mark Webber vencer de ponta a ponta, sem sustos, emoções, ameaças. Desde o começo Webber colocou sua RBR (Red Bull Racing…. não sejamos injustos com quem investe no esporte) pra correr e foi abrindo, volta a volta, até fazer uma corrida a parte. Nem vale a pena citá-lo mais.

Seu companheiro de equipe, o alemão Vettel, mostrou que sabe ganhar quando larga na frente, mas ainda precisa gerenciar melhor a pressão. Correr sozinho é fácil. Correr com um campeão mundial mostrando o bico no seu retrovisor não é bem mais difícil. Foi bem até certo ponto, mas acabou dando umas duas ou três escapadas que permitiram a ultrapassagem de Alonso e Hamilton. Ok, temos que considerar os problemas nos freios, mas mesmo assim o habilidoso piloto ainda precisa crescer mais.

Quanto a Hamilton, fez o que se esperava. Partiu pra cima, conseguiu ultrapassagens, alcançou a segunda posição e a duas voltas do fim… caixa de brita, com o pneu dianteiro esquerdo furado. E, creiam ou não, logo ele estava atrás… Fernando Alonso. Ganhou de presente a 2a colocação. Mas ninguém comemorou mais do que Vettel, que viu nesse pódio um incentivo para não esmorecer nas próximas corridas.

Barrichello foi 9º. Péssima colocação, se não fosse um detalhe. Largou em 19º. Portanto, excelente corrida de recuperação. Williams continua decepcionando. Pelo menos agora sabemos que o problema é interno, já que uma emissora de TV australiana captou imagens de engenheiros da escuderia inglesa batendo boca dentro dos boxes. Que fase, hein…

Massa fez uma corrida normal. Terminou em 6º, ajudado por Chandhok, que lhe tirou um pedaço da asa, fazendo o desempenho aerodinâmico melhorar. Alô Ferrari! Contratem o Chandhok pra projetista!

Shummacher e Button travaram o melhor duelo da corrida. O heptacampeão mundial defendeu-se com maestria, fechando a porta na cara do inglês por diversas vezes. Dessa vez a água mole em pedra dura não bateu até furar. Button desistiu e tirou o pé. Poderia ter forçado mais, mas temos que levar em consideração o consumo de combustível e desgaste de pneus. Basta o que aconteceu com seu companheiro de equipe.

Lucas Di Grassi foi o ultimo a cruzar a linha de chegada, 4 voltas atrás do líder. Pelo menos o fez. Bruno Senna ficou pelo caminho logo na 4ª curva. Se corressem a GP2 com esses carros, teriam um desempenho levemente superior. E olhe lá. Sinceramente, parece que duas categorias distintas estão correndo na mesma pista. Os retardatários são tão lentos, mas tão lentos, que não precisam diminuir para serem ultrapassados com facilidade. De fato, quase não precisam dar aquela encostada clássica.

Com isso o campeonato ficou um pouco menos embolado:

1. Jenson Button, 70 pontos
2. Fernando Alonso, 67
3. Sebastian Vettel, 60
4. Mark Webber, 53
5. Nico Rosberg, 50
6. Lewis Hamilton, Felipe Massa, 49
12. Rubens Barrichello, 7

Próxima corrida é em 16 de maio, na exuberante Mônaco, que deixou até Galvão Bueno gaguejando. A tendência é de uma corrida calma, truncada e sem grandes surpresas. Se não houver problema mecânico ou um retardatário barbeiro, ganhará quem conseguir a pole position.

Não consegui acompanhar a corrida pela televisão. Para não perder o início da temporada europeia, resolvi tentar o bom e velho rádio. A transmissão da CBN estava aceitável, mas a estrada acabou com o sinal. Mudei para  BandNews FM e fui ao céu. Excelente transmissão sob o comando de Odinei Edson, comentários de Fábio Seixas e de uma mulher que eu não consegui guardar o nome, mas que foi muito sensata nos comentários e mostrou que entende de corrida (se alguem souber quem é, poste aí nos comentários que eu atualizo).

Fica a dica.

2 pensamentos sobre “F1 2010: GP da Espanha

  1. Pingback: : Sysmaya

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s