South Africa 2010: Os convocados

Depois de três anos e meio de surpresas, decepções, revoltas e muito, mas muito comprometimento, coerência e teimosia, já temos nossos 23 jogadores selecionados entre mais de 80 testados, que embarcarão para a África do Sul – que, aliás, é logo ali – para encerrar mais uma Era Dunga.

Carlos Caetano teve uma trajetória muito peculiar como técnico da seleção canarinho. Lembro que ainda em 2006, numa fria manhã de julho, fiquei absolutamente apatetado com a manchete da página de esporte da Folha de SP, que anunciava Dunga substituindo o desgastado Parreira. Caramba… o Dunga? Pois é. Surpresa ou não, o capitão do tetra fez tudo aquilo que foi contrato para fazer: renovou a seleção, deu um novo brilho à camisa verde e amarela. Só esqueceu de jogar dentro do território nacional. E isso talvez nem seja culpa dele.

Muito se especulou nos últimos dias. Nomes como Neymar, PH Ganso, Roberto Carlos, Ronaldos foram pedidos a exaustão. E, como já é de praxe, não foram atendidos. A entrevista coletiva dessa tarde foi muito clara e Dunga preciso em seus argumentos. Para mim, ele está mais do que coberto de razão ao não levar a nova geração e a deixar de lado a velha geração. Neymar, PH Ganso, Elias… tantos nomes… tanto futuro pela frente.

E os 23 intocáveis? Vamos analisar individualmente:

GOLEIROS

Júlio César: Indiscutivelmente o melhor goleiro brasileiro. É ele o titular.
Gomes: Meia surpresa na convocação. Teve um péssimo começo no Tottenham, adaptou-se e terminou a temporada de forma espetacular. Um reserva em boa fase.
Doni: Escolha por pura e simples gratidão. Doni já provou, tanto na Roma quanto na seleção que é bom goleiro. Hoje, porém, além de reserva de Júlio Sérgio, não atua bem quando tem a oportunidade. Mas a justificativa de Dunga foi convincente e, como 3º goleiro, não fará diferença mesmo…

LATERAIS

Maicon: Peça chave no esquema do Dunga. Além de válvula de escape, é brigador e raçudo. Volta e meia marca um golzinho aqui e outro ali.
Daniel Alves: Como já foi amplamente dito, é polivalente. Joga na lateral esquerda, direita, no meio. Só não joga de goleiro.
Michel Bastos: Sinceramente, se chamasse o André Santos, o Kléber ou qualquer outra daria na mesma. Dunga confia nele. É o suficiente
Gilberto: Velho de guerra. Se for reserva, dará um bom suporte para Michel. Se titular, não deve comprometer.

ZAGUEIROS

Lúcio: Precisa comentar?
Juan: Precisa comentar (2)?
Luisão: Campeão português, várias passagens pela seleção. Excelente reserva
Thiago Silva: Dentre tantas opção, Dunga apostou nele. Taí ó… se queriam levar alguém para ganhar experiência, é esse o nome que procuravam.

VOLANTES

Gilberto Silva: Apesar de contestado, Gilberto Silva tem a ponderação necessária para uma Copa do Mundo (é uma espécie de Emerson). Só não esperem muita coisa dele.
Josué: Voluntarioso. E só. É o segundo nome mais frágil da lista. Achar substituto pra ele é bastante tranquilo. Mas enfim…
Felipe Melo: Minha maior crítica. NUNCA deveria estar nessa lista. É o Afonso Alves do meio campo. Mas já que ele faz parte do grupo, teremos que aturá-lo. A menos que se contunda, como geralmente acontece com alguém na fase de preparação. Não estou zicando, mas se acontecer, não é pra lamentar.
Kleberson: Queriam ousadia? Kleberson é o nome. Apesar dos pesares, gostei da escolha.

MEIAS

Kaká: Ainda bem que a fase não e boa. Isso só vai motivá-lo.
Elano: Gosto dele. É importante para os planos táticos de Dunga. Não fazia sentido não levá-lo.
Júlio Baptista: Criatividade não é bem o forte dele, mas o cara tem estrela. Se tem alguém que pode ser O Iluminado nessa Copa, esse cara é o Júlio Baptista. Apesar da má fase.
Ramires: Assim como gosto do Elano, gosto do Ramires. É uma peça diferente de todas as outras. As vezes você precisa de um jogador que jogue por time e não pro resultado. Mas é bom torcer pra ele estar inspirado.

ATACATNTES

Robinho: Tinha que estar na lista. Nos últimos jogos pela seleção, percebeu que é melhor fazer gol do que pedalar e isso é decididamente bom.
Nilmar: Preciso, cirúrgico. Entra e dá conta do recado. Não há reserva melhor para o ataque
Luis Fabiano: Desde que pegou o abacaxi num jogo contra o Uruguai, levou a indecisa 9 pra casa. É nosso homem-gol nessa Copa.
Grafite: Já que o Adriano abriu a janela e jogou a convocação fora, Grafite agradece e abraça a oportunidade. Mas é uma grande incógnita. Quem sabe a convivência nos hotéis não aplica uma sinergia nesse ataque?

LISTA DE ESPERA

Alex (zagueiro do Chelsea): Opção segura para uma lista de espera. Sabemos que se necessário, só terá a agregar ao grupo. Podia ser o Miranda também.
Sandro (volante, Internacional): Desculpe a ignorância, mas não entendi a escolha. Será mesmo que não tinha volante melhor?
Marcelo: Podia estar entre os 23, se tivesse correspondido regularmente. A lista de espera é o lugar ideal
Carlos Eduardo: Bom, mas nem tanto. Lembrando a coerência, faz sentido tê-lo aí.
Diego Tardelli: É o tipo do jogador que não sinto confiança para vestir a camisa amarela. O Kléber do Cruzeiro ou o Pato do Milan seriam opções melhores
Ronaldinho Gaúcho: “Prêmio” de consolação?
Paulo Henrique Ganso: Uma baita carga de incentivo pra que ele continue com seu futebol. E só. Se realmente for necessário usar essa lista, é o Gaúcho que ele vai chamar primeiro.

Olhando o panorama geral, minha opinião final é de que essa não é a melhor seleção que Dunga poderia levar. Não estão reunidos os maiores e melhores talentos brasileiros, nem aqueles que estão em uma fase me que até tiro de meta vira gol. Mas é a seleção de jogadores mais bem preparada (no sentido de trabalhada) e entrosada disponível. Os jogadores se conhecem e trabalham juntos em seus clubes (Só na defesa teremos uma trinca da Inter).

Claro que eu levaria, DESDE O INÍCIO, outros nomes. O mais comentado deles é Alex, do Fernebahçe. Testaria outros tantos, como o Fábio Aurélio, do Liverpool. Mas são discussões pontuais. No fim das contas, dá para levar esse hexa pra casa.Vai dar Brasil?

Mas e agora? Quem você (não) levaria?

3 pensamentos sobre “South Africa 2010: Os convocados

  1. bom…primeiramente concordo com vc quanto ao felipe mello..eleito a pior estrangeiro na europa…o cara é titular da seleçao penta campea.
    descordo quanto ao kleberson..acho uma pessima escolha…na verdade..eu levaria o hernanes ou o proprio sandro (ja descordando da sua analise do sandro) que sao muito melhores.
    por fim, meu grande amigo frank…acho q vc foi um pouco infeliz na hora de dizer que o gilberto nao irá comprometer pelo simples motivo que se o cara está entre os 23 de uma seleção brasileira…ele nao pode simplesmente “nao comprometer”..ele tem q agregar..e o gilberto nao agrega nem aqui nem na coreia do norte.
    tirando isso..acho q a lista ta media..eu nao levaria varios jogadores e colocaria outros..por exemplo…é uma calunia deixar hernanes e ganso fora da seleção…e levar josué…mas….vamos ver..só nos resta torcer hehehe

  2. Pingback: South Africa 2010: Brasil x Coréia do Norte « Ideia Fix

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s