South Africa 2010: Brasil x Coréia do Norte

Antes do jogo a expectativa era enorme. O pelourinho pulsava ao som do Olodum,  a Fifa FanFest na praia de Copacabana representava a festa oficial no Brasil e o vale do Anhangabau era a mais perfeita alegoria da união dos povos do mundo. Cornetas, bandeiras, escolas, empresas… todos pelo Brasil.

Os times entraram em campo e as ruas pararam. Muitas cidades não viam um carro circulando. No Ellis Park, um dos norte coreanos (Jong Tae-Se) não aguentou a emoção e derramou lágrimas durante o hino. Pudera… se a Coreia não jogar bem, ninguém lá vai poder ver o jogo… Nem a família.

Se os Coreanos estavam preocupados que não poderiam ver seu país na África, vão ter ao menos 45 minutos para matar a vontade. O primeiro tempo deixou todos aqueles que gastaram 8 paus numa TV de LED Full HD 3D Master Plus com um cagaço gigante de ter desperdiçado dinheiro. De fato, o primeiro tempo foi burocrático, teórico e deu muita margem para os críticos de Dunga falarem tudo e mais um pouco.

Kaká estava irreconhecível. Sem ritmo, sem brilho. Luis Fabiano brigava e brigava. Só isso, também. Felipe Melo parecia espião argentino infiltrado pra desmoralizar a equipe. O único mais ligado na partida era Robinho, que saía do óbvio, pedalava, caía pela direita, caía pela esquerda… enfim… a única alegria de quem pagou ingresso ou sentou a bunda no sofá pra aguentar a narração do Galvão ou os comentários do Neto.

Ah sim… a Coréia do Norte deu uns 3 chutes a gol. O suficiente pra deixar a torcida apreensiva.

Começou o segundo tempo e a torcida pedia Ramires, Grafite, Daniel Alves, Romário, Ganso, o Papa… qualquer um que mudasse a mentalidade previsível do time canarinho. Nada disso aconteceu, e, entretanto, algo pareceu ter mudado. Pela vontade demonstrada no começo, Dunga deu um… hã… créu na equipe toda.

E finalmente, aos 10 minutos do segundo tempo, Elano esticou uma bola na direita. Maicon partiu em velocidade,alcançou a bola na linha de fundo e cruzou. Quer dizer… cruzou nada. Graças ao efeito sobrenatural da tão criticada Jabulani, a bola foi rente a linha de fundo e entrou. GOL DO BRASIL! A galera explode, o Anhangabau treme e o Brasil respira aliviado, agradecendo ao espírito que botou essa bola pra dentro…

Depois de ter tirado a bigorna das costas, o Brasil jogou fácil. Não foi incisivo, agressivo, mas tomou muito menos sustos… As vezes o time do Dunga me lembrava da filosofia do PArreia, de rodar a bola de pé em pé: do lateral pro meio campo, do meio campo pro lateral e assim sucessivamente…

Ao contrário do primeiro tempo, os jogadores resolveram ganhar dos coreanos nos deslocamentos. Tanto é que aos 26 minutos Robinho lançou na direita, dessa vez para Elano… O ex-santistas entrou na área e bateu firme, prufundugol. Com direito a dancinha bizarra na comemoração.

E quem achava que já se podia fechar o caixão e beijar a viúva, se enganou. A Coreia do Norte surpreendeu novamente e num ataque rápido, Yun Nam marcou o gol de honra, isso aos 41 do segundo tempo. E eu gostei… comemorei o gol dos caras…. Por tudo o que fizeram no jogo, mereceram. Prêmio pra quem jogou certinho e encarou de maneira inteligente e o mais importante. Não tem culpa do regime político que vivem.

Depois de publicar esse texto, revi o gol da Coréia. Um vacilo horrível da zaga. Juna, Lúcio e Maicon cochilaram e Yun Nam foi costurando até ficar cara a cara com Julio César. Erro infantil da melhor zaga do mundo. De qualquer maneira, palmas pro coreano que foi valente e acreditou no vacilo, além de ter chutado no contra-pé…

O jogo termina e o sentimento de decepção não poderia ser diferente. 2 a 1 de um time muito inferior não é o resultado que se esperava, mas ao menos 3 pontos estão garantidos e a liderança isolada também… Há muito o que se trabalhar nesse time, principalmente a ligação meio campo – ataque. Dois volantes de contenção é muito exagero. Bem que o Dunga podia cortar o Felipe Melo…

E que venha a Costa do Marfim… Os elefantes vem mordidos pelo zero a zero (injusto, diga-se) e vão querer mostrar serviço. Se a Coréia do Norte conseguiu, por que não?

Solte seu rojão, assopre sua corneta. A Copa do Mundo na África do Sul está apenas começando…

RAPIDINHAS

Kaká e Luis Fabiano não jogaram nada, mas não se pode esquecer que ambos estão voltando de contusão. E agora? Deixar os dois pesos mortos em campo pra pegar ritmo ou trocá-los e arriscar não tê-los 100% pra pro fim da competição? Difícil…

A transmissão da FIFA consegue capturar imagens belíssimas. Vão fazer a festa com as jogadas do Robinho

Elano deu uma assistência e fez um gol. Já disse que eu gosto dele.

O CALA A BOCA GALVÃO vazou, como faixa da torcida, na transmissão. Coisa do Pânico na TV, pelo jeito…

Gostei do Michel Bastos. Foi bem no apoio e na zaga. Mais de 98% de passes certos e ainda finalizou 4 vezes.

Outro que entrou bem foi o Nilmar.

O UOL montou um título perfeito pra esse jogo: “Brasil flerta com desastre, mas supera Coreia do Norte e fica em 1º no grupo”

Fotos: Álbum Copa 2010 UOL

4 pensamentos sobre “South Africa 2010: Brasil x Coréia do Norte

  1. Frank,

    Comparo Dunga e Kaka, com Tele e Rai… Nao jogou porra nenhuma a copa inteira, mas o tele nao tirou o cara de campo de jeito nenhum.

    Ao Robinho, falta um bate papo com Romario e com Rivaldo (pode ser o Denilson tb). Romario ensinaria ao Robinho, a receber a bola na area, criar algo e finalizar sozinho. Ja os outros dois, eram fominhas e nao passavam a bola nem se o Juiz pedisse. Ja que ninguem chegava junto, ele deveria ter sido mais fominha… Porem falta a ele nao sabe receber, armar e finalizar sozinho. Talvez se Nilmar, Ramirez estivessem…

  2. Melhor zaga? Assista novamente ao jogo… Vera que o coreano que apanhou o jogo inteiro (nao sei o nome. O de cabeça raspada), todas as vezes que ele pegou um contra ataque, NINGUEM, nem brasileiro, nem norte coreano, desceu junto, cobrindo o meio. Ainda bem que os dos zoio puxados nao perceberam isto, pois o Tele, digo, Dunga, tb nao percebeu. Se tivesse descido alguem junto com o carequinha em qualquer um dos 6 ou 7 contra ataques que ele puxou, a vergonha seria maior.
    Ganhei o bolao com o resultado de ontem.
    Para o proximo, digo que sera 3 x 1.

    Abraços.

  3. Pingback: South Africa 2010: Brasil x Costa do Marfim « Ideia Fix

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s