5 programas que você deve baixar

Você tem computador? Ótimo! Esse post foi feito para você.

Sabe como é… tem hora que você precisa executar um servicinho sujo e não sabe a quem (ou a o quê) recorrer. Eu sei que você manja dessas coisas de tecnologia e só precisa das ferramentas certas para mandar ver naquele seu projeto. Se você procurava programas úteis para fazer download de forma totalmente legal e de graça, não tem mais desculpa. Todos os programas listados aqui foram testados por mim. Recomendo-os.

1) Tweet Deck

Para quem usa o Twitter esporadicamente ou mesmo bate o ponto todo dia, o dia inteiro, o Tweet Deck é um exclente programa para gerenciar tudo aquilo que é dito nesse mundinho de 140 caracteres. Dividido basicamente em três colunas, facilita o acesso a sua timeline (ou seja, tudo aquilo que as pessoas que você segue estão dizendo), às suas mentions (tweets enviados para você ou que citam seu nome) e às suas Direct Message (tweets que só você lê).

Há a opção de criar uma nova coluna para acompanhar as atualizações sobre uma determinada hashtag, visualizar profiles (exceto o background), dar RT, Follow/Unfollow e ainda o Report and Block as Argentino Spam. Útil. Por fim, você nem precisa acessar a página do TwitPic para postar alguma foto. Dá pra fazer pelo TweetDeck. Muito mais prático.

Também é possível logar o Facebook, mas serei sincero: comigo não funcionou de primeira. Tentei algumas vezes e acabei desistindo. Uso apenas para o Twitter.

A maior vantagem dele, no entanto, é ficar quietinho, escondidinho lá perto do relógio. Ele tem um sistema de janelinha pop-up que avisa quando chega novos tweets, mentions e DM. Discreto e funcional.

Acesse a página oficial do TweetDeck para fazer o download grátis

2) Photo Scape

Baixei o programa mais pela curiosidade do que pela necessidade. Mas acabou se tornando um dos mais simpáticos que possuo aqui no computador. Ele parece o Photoshop, mas não é. Parece o Corel Draw, mas não é. Parece o Paint, mas também não é. Enfim… é um programa único e que, paradoxalmente, agrega funções presentes nos mais famosos editores de imagem.

A função que eu mais uso é o de justaposição de imagens. Pego duas ou mais fotos e transformo numa imagem só. Você pode conferir um exemplo do uso do PhotoScape nesse texto sobre Paraty.

Mas o programa não tem apenas esse recurso. Você ainda pode cortar e jogar filtros que distorcem e modificam a imagem. Também dá para ajustar a luz, inserir carimbos que já vem com o programa, remover olhos vermelhos e manchas.

O programa ainda diz que você pode fazer uma animação GIF, mas eu nunca testei.

E, até hoje, não me decepcionou. Baixe… baixe agora!

3) Format Factory

O nome é auto explicativo, mas vale a pena discorrer sobre um dos mais úteis programas que já baixei em meus mais de 50 anos de experiência usando computadores. Se você procura converter um arquivo de áudio, vídeo ou imagem para outra religião extensão, é do Format Factory que você precisa.

Ele foi o único a conseguir converter com sucesso (ou seja, me deixando ver e ouvir) aquele vídeo sobre o Bingo em Itatiba. O arquivo estava em 3GP e todos os outros concorrentes falharam miseravelmente ao só me dar a dádiva de escutar o que gravei.

Como se não bastasse, eu contei quase 40 opções de conversão de arquivos, sem contar a aba Dispositivos Móveis, que especifica marca e modelo do celular (inclusive iPhone e iPod). E, apesar de nunca ter testado, o programa ainda oferece a opção de fusão de vídeo e audio. O bichinho é poderoso.

Mesmo que você não esteja precisando de um programa assim no momento, recomendo que deixei instalado em sua máquina. Não vai se arrepender. É só você entrar na página oficial do desenvolvedor e baixar grátis.

4) Audacity

Esse é tão manjado, mas tão manjado, que se você quiser, pode ignorar minha resenha e baixar de uma vez. Se você não conhece, aqui vai minha opinião sobre o melhor editor de áudio para leigos que conheço. Desconsidere que esse é o único que conheço, mas mesmo assim é o melhor.

Sabe aquela música que tem um trecho muito bacana e você quer utilizar como ringtone no seu celular capenga? O Audacity pode separar aquele trecho, para que você não precise ouvir a música inteira e chegue logo às vias de fato. Além da opção de picotar a música, você pode gravar audios e tirar aquele ruído chato que fica ao fundo. Pode também adicionar alguns efeitos, fade in, fade out, amplificar e outras purpurinices que podem salvar a sua vida. Ou não.

O único inconveniente é ter que salvar o resultado das suas peripécias audiofônicas em WAV. Sinceramente fiquei com preguiça de tentar instalar o plugin que eles recomendam (já que deu erro nas poucas vezes que tentei) e acabo recorrendo ao Format Factory para transformar em MP3.

Seja audacityoso (neologismo dhiego-luigisado) e baixe, baixe, baixe!

5) Free Youtube to MP3 Convert

Imagine quantos vídeos são postados por dia no Youtube? Multiplique por 365 e você descobrirá quantos por ano. Putz.. são 5 anos na rede. É, definitivamente, é uma caralhada de vídeos. Mas espera… você não precisa VER os vídeos. De repente, só é preciso OUVIR os vídeos. Sabe aquele solo de bateria que você gravou, postou e nunca mais conseguiu repetir? E aquele videolog que você chora de rir sempre que assiste? Com esse conversor do Youtube pra MP3, você terá a trilha sonora de qualquer vídeo postado no mais famoso exibidor online.

Você deve estar se achando espertão e pensando que pode conseguir qualquer música, de maneira muito mais segura e livre de vírus, já que grande parte dos clipes estão postados no Youtube. Pois é… eis um parágrafo para refletir.

Você ainda pode escolher a qualidade. Como eu não tenho pressa, sempre opto pela super-hiper-mega-ultra-smash-combo-double-premium-quality. O áudio fica limpinho, num tamanho razoavelmente bom e num volume ideal para ouvir no computador, iPod, MP3 Player, MP4 player, celular ou mesmo no seu carro.

3 pensamentos sobre “5 programas que você deve baixar

  1. Vale a pena lembrar que o TweetDeck gosta de parar de funcionar do nada (pelo menos o meu gosta). Mas realmente, o programa é incrível e vai fazer você odiar o Twitter da web.
    Além de tudo, o TweetDeck também funciona com sua conta no Facebook, MySpace e por ai vai.. É possível ter colunas destinadas à esses sites. O programa age de forma rápida e fácil. Procure pela versão mas nova, que é obviamente melhor e mais completa.

    Uso o TweetDeck pela indicação do próprio Frank, e posso bem dizer que não me decepciono. Sobre os outros programas não tenho o que falar, mas confesso que gostei desse do YouTube.. Valeu Frank.

  2. Outra vantagem do Format Factory é que ao contrário de outros programas ele permite que você coloque uma legenda no video da cor, fonte e tamanho que desejar.

    Um Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s