F1 2010: GP do Brasil

Pela Pole Position!

Tem que respeitar a represa“. A frase mais marcante do qualifying foi escrita pelo Flávio Gomes. E ele tem razão. A represa de Guarapiranga é um fator externo, mas que deve ser considerado tanto quanto os internos. Fala-se da pista, dos pneus, do traçado, dos assaltos na Marginal, mas é a represa que deixa Interlagos com o charme do tempo maluco. Hulkenberg, o alemão desempregado, agradece. 2 tiros certeiros o fizeram comemorar – ao estilo germânico, claro – sua primeira pole position. Fernandinho, lá atrás, dá pinta de que não conseguirá levar o caneco em terras tupiniquins. Entretanto, vocês sabem: em Interlagos tudo é possível, graças a Represa.

Antes de partir pra corrida, um dado que não quer dizer nada, mas quer dizer tudo: Hulk cravou pole com 1min14s470 . Bruno Senna, o último colocado, completou sua volta mais rápida com um heróico 1min23s796. Se minha calculadora não me deixou na mão, são 9 segundos e 326 milésimos de diferença. Na F1. Quase 10 segundos. Que covardia…

PS: Chupa essa manga Yeongam! É assim que se faz drenagem de pista!

Antes, durante e depois. A corrida que quase decidiu o campeonato.

Antes teve Fitipaldi com sua respeitável Lotus. Coisa bonita é pra se mostrar e o Rato desfilou com pompa e circunstância. Pena que a Globo não mostrou a volta toda. Antes houve também o desfile dos pilotos, com a torcida gritando “Rubinho! Rubinho!” e homenageando Alonso com o clássico “Viiiiaaaaado”, que, como todos sabem, significa “campeão”.

Já o durante começou como todas as corridas: com a largada. Vettel logo na primeira curva já acabou com a emolgação de seu compatriota e foi embora. Webber demorou um pouco mais, mas passou também. Red Bull na frente, disprando, como se não houvesse amanhã. Segundo o @marcelotas: “Talvez aí na TV vocês não percebam mas eu posso garantir: as RedBulls estão voando sobre a pista!”

Alonso foi mais cuidadoso. Sentiu falta do kers e demorou pra passar o Alemão Desempregado. Fez como a Ofélia: só passou quando teve certeza que dava. Não quis arriscar ser tocado, rodar, perder a tangência e ir passear na grama. Melhor terminar em 3º do que não terminar. É o campeonato em jogo!

Christian Klien, da Hispania, deu azar e quase não largou. Acabou saindo dos boxes 8 voltas depois do início da corrida. Por que falo isso? É que a possibilidade do Bruno Senna ou (Di Grassi) ser o último diminui. Mas existe, né?

Rubinho continua com  muito azar quando corre em Interlagos. Dessa vez não foi a gasolina que acabou, mas sim um toque com Buemi. O pneu furou e o brasileiro, que já vinha em 14º, caiu pra Péssimo-oitavo. Massa também não teve muito o que comemorar, já que os mecânicos da Ferrari foram pra balada e, de ressaca, esqueceram de apertar o parafuso da roda dianteira direita. Queria ver se esse tipo de coisa acontecesse com o Fernandinho!

Na volta 45, Di Grassi estaciona sua Virgin no box. Mecânicos correm de um lado pro outro, mexem aqui, acolá, perguntam, debatem e chegam a uma conclusão: @VirginRacing: Not sure what the problem with Lucas is… Eu avisei que ele podia ser pior que o Klien. Na dúvida, botaram o carro de volta na pista e vamos que vamos! Agora a briga é Klien, – 6 voltas. Di Grassi, -8 voltas.
Posteriormente o próprio piloto explicou o motivo da corrida zicada: “Um problema mecanico na suspensao traseira acabou com a minha corrida. Mas eu fiz questao de voltar e completar o GP Brasil mesmo assim“. Então tá.

Foto do @Fabio_seixas

Sebastian Vettel teve sorte. Liuzzi resolveu aparecer, bateu forte no S do Senna, e obrigou a entrada do Safety Car. Nessas condições, Webber e Alonso colariam e aí amigo leitor, seria um Deus nos acuda. Mas o alemão Ejaculação Precoce tinha na retaguarda dois retardatários – uma deles era uma Renault – e conseguiu se safar dessa. Sorte de campeão? Bom… sorte por sorte, o Alonso tem mais.

Na relargada, Vettelzinho seguiu voando baixo. Buemi e Sutil deram um pouco de emoção, tocando rodas duas vezes, também no S do Senna. Coisa bonita!

E sem muitas emoções (tanto é que o texto foi pequeno):

NÃO PERDE MAIS SEBASTIAN VETTEL! VENCE O GRANDE PRÊMIO DO BRASIL!!!

A RED BULL RACING FAZ A DOBRADINHA E VENCE O MUNDIAL DE CONSTRUTORES!!!

Webber chega em segundo, Fernando Alonso das Astúrias em terceiro. O campeonato, como esperado, fica pra última corrida!

Olha só como ficou a classificação:

1 Fernando Alonso 246

2 Mark Webber 238

3 Sebastian Vettel 231

4 Lewis Hamilton 222

E o depois?

A corrida terminou de modo que Jason Button está fora da disputa. Hamilton tem que torcer para que tudo dê certo pra ele e tudo dê errado para os outros para que seja campeão. É mais óbvio dizer que o título fica entre três países: Alemanha, Austrália e Espanha. Fernandinho é mais piloto que os dois RBR, porém, tem menos carro. A Ferrari visivelmente não chega nem na asa traseira da Red Bull.

Já os Rubro-Taurinos tem um problemão para resolver. Vettel e Webber tem chances parecidas, mas não iguais. O alemão já provou que na hora que o bicho pega ele arrega. O Ejaculaçao Precoce pode aprontar uma das suas, seja na classificação de sábado ou na corrida. Webber, por sua vez, é muito mais centrado, mas não conta com a simpatia da equipe. Vai ter que correr praticamente sozinho.

Minha torcida vai para Mark Webber. É a força do canguru!

O Troféu

Se o troféu é o prêmio material por chegar na frente, era melhor terminar fora do pódio. Troféu veio que doi, sem brincadeira. Daria, no máximo, para premiar o cidadão que melhor se vestir de ZÉ GOTINHA. E pensar que eu reclamei que na Indy em São Paulo tinham oferecido leite de caixinha pro Will Power beber… Definitivamente somos excêntricos na hora de premiar.

Só mudo de ideia se dentro da bolha de vidro estiver armazenada uma boa quantidade de caninha. É… daquela bem marvada…

Abu Dhabi é logo ali. Dia 14 de novembro, fim de semana que vem, saberemos quem é o novo campeão. Webber, Alonso ou Vettel? Quem será o melhor piloto da temporada?

Um pensamento sobre “F1 2010: GP do Brasil

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