Aberto o microfone da 105,9 FM!

Parecia uma tarde normal. O final do expediente ia chegando e esse blogueiro relapso já ia contando as moedinhas para pagar a passagem do trem fantasma, que alguns ainda insistem em chamar de ônibus Fênix. Mas aquela só parecia uma tarde normal. Uma ligação deixou não apenas o meu pacato e bucólico final de tarde de ponta cabeça, como o resto das semanas desse glorioso 2011.

O interlocutor do outro lado da linha era Douglas Augusto (@_DouglasAugusto), amigo de longa data e de tantas jornadas no querido Jornal Reação. O recado que ele tinha era simples e direto: “Neste sábado nós vamos apresentar um programa ao vivo, de meia hora, na Rádio da Paz. O programa vai acontecer todos os sábados. Topa?“.

A ficha demorou alguns segundos para cair – desconsiderando o fato da cotidiana utilização do cartão telefônico e, mais largamente difundida, da ligação a cobrar. Mas caiu. Eu tinha acabado de ganhar um programa de rádio!

Leitores e leitoras… vocês não tem a mínima noção da quantidade de pensamentos relâmpago que pululavam na minha mente naquele instante. Desde perguntas mais simples como “Qual o tema da estréia?” como também as mais complexas: “Ma-mas, como? Quer dizer… Er…. Eu? Rádio? Programa? Apresentar? Eéééééé…“. Um turbilhão.

Não tínhamos muito tempo. A ligação foi na quinta e o programa tinha que estrear sábado. A equipe composta por 3 pessoas – juntou-se a nós a também companheira de Reação, Talita Silva – reuniu-se para colocar a bagunça em ordem e fazer acontecer. Imagine, caro leitor, uma casa em construção. O que aconteceu é que nós recebemos um terreno cheio de mato. Durante esses dois dias nós limpamos, terraplanamos, fizemos as fundações, construímos a casa e ainda demos um churrasco de inauguração regado a suco de manga. Tivemos que partir do zero e criar tudo. TUDO.

Parece simples fazer uma vinheta. Realmente é quando você tem experiência no assunto. Nós, aventureiros, ralamos demais para deixar tudo pronto. Nome do programa, abertura, charge, roteiro, pauta, formatação, distribuição de papéis, ensaio… um trabalho heróico. Comparo essa aventura a índios curumins atirados no rio, largados  a própria sorte, para aprender a nadar.

E aprendemos. Ao contrário do que normalmente acontece com todo bom brasileiro, nada ficou para a ultima hora (quer dizer… mais do que já estava). Conseguimos cumprir tudo o que nos propomos a fazer e deixamos o programa redondinho na sexta a noite. Usamos o refrão de 3ª do plural, do Engenheiros do Havaii, para a vinheta. Já a musica tema, aquela que será a marca do programa, é Apesar de Você, de um tal de Chico Buarque.

E como não tinha mais o que adiar, entramos com os dois pés na porta. 11 horas da manhã e lá estávamos nós nos estúdios da Rádio da Paz, ansiosos e compenetrados para estrear o PROGRAMA VOZ E VEZ. O tema era o Pedágio na Rodovia Itatiba-Jundiaí. Trouxemos dois convidados que estavam imersos e inteiramente envolvidos com as manifestações, protestos e tentativa de soluções para o quiproquó.

E por mais que o dicionário conte com inúmeros vocábulos, nenhum deles, sozinhos ou interligados, conseguirão descrever o quão boa foi a sensação da estréia. O programa passou tão rápido que ficou parecendo aquele vinagrete antes do churrasco: serviu para abrir o apetite. O gostinho de quero mais ficou no paladar.

Temos portanto um encontro marcado todos os sábados, as 11 da manhã, na 105,9 FM (pelo dial do seu rádio) ou então pelo site radiodapazfm.com.br.Quero que você colabore enviando sugestões, críticas e um elogiozinho de vez enquando aqui pelo blog, pelo meu Twitter (@fwtoogood) e pelo e-mail do programa vezdoouvinte@hotmail.com. Quer participar ao vivo? Ligue pra gente! (11) 4538-1059

Esse blogueiro sortudo não abandonará esse espaço que tantas alegrias tem dado e, muito pelo contrário, vai tentar disponibiizar para download gratuito todas as edições.

Bonus Track: Quando eu pensei em criar um podcast, não imaginava um programa de rádio oficial, mas se são esses os desígnios do Altíssimo, que seja feita a vossa vontade.

8 pensamentos sobre “Aberto o microfone da 105,9 FM!

  1. importante ressaltar que agora o programa conta com um amparo profissional com o melhor do radiojornalismo!!! e vai ficar melhor ainda se eu estiver nele.. hahahaha.. brincaderinha… hehe

  2. Pingback: 4 anos e 719 posts depois… « Ideia Fix

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s