TCC: o desafio já começou

Quem vem comigo?

É com muito orgulho que anuncio (para minha meia duzia de leitores) a criação de uma nova série, sem periodicidade definida (já que eu nunca cumpro, mesmo). Sim! Mais uma, caro leitor! Eu não desisto!

Em 2012 inicio meu Trabalho de Conclusão de Curso. Mais do que uma conquista (eu sei, obrigado), é o penúltimo passo na minha saga intitulada “A Várzea sob Becas“, que contarei oportunamente. Não posso deixar essa tão importante etapa passar assim, sem mais nem menos.

Meu blog acompanhou minha jornada desde 2007. Em julho completaremos 5 anos de textos, muitos deles registrando minha passagem pelo plano terrestre. Tenho nesses arquivos aí ao lado a minha biografia a conta gostas. Pílulas da minha existência. E não é pouca porcaria não!

Nada mais justo, portanto, do que utilizar esse espaço virtual também no TCC. Assim, essa série fará o making off, os bastidores da confecção de um trabalho desse nível (que, de repente, virará um artigo científico, vai saber…). Futuramente, talvez sirva para algum universitário na mesma situação, tipo você que me lê agora. Aqui eu vou dividir dúvidas, contar vitórias, lamentar as derrotas. Quero contar o processo, mostrar o passo-a-passo e, no fim, vocês poderão baixar o resultado final.

Para mim será ainda mais benéfico. Será o momento de refletir sobre o que tem sido feito e planejar as próximas ações. Pode acontecer de perceber alguma falha e, dependendo da colaboração dos leitores, trocar ideias e fazer desse TCC um trabalho colaborativo. TCC 3.0. Sugestões sempre serão bem vindas.

O TCC, a escolha do orientador e do tema

Tudo tem um começo. O começo dessa saga foi escolher o orientador e o tema. O que vem primeiro? Mas… espere… como escolher o tema ou quem orientar, se eu nem sei O QUE EU TENHO QUE FAZER?

O TCC na Universade São Francisco consiste no estudo de um problema ou oportunidade dentro de uma empresa legalmente constituída e a construção de um plano para resolver o problema ou aproveitar a oportunidade. Tenho consciência que em outras faculdades é diferente (já vi TCC em trio, por exemplo). Vou me pautar pela USF, não se irritem.

Como sou funcionário público (eu já disse isso aqui?), acreditei que a melhor opção era fazer um levantamento sobre as causas da desmotivação em servidores (uma vez que a má fama – de braço curto – retroalimenta a desmotivação) e como revertê-la em prol dos munícipes, ou seja, você. Chique, não? Acostumem-se. De repente, eu proponho ações administrativas, sem precisar cutucar o orçamento, uma parte delicada e de numeros grandes demais para meu saco minha paciência.

A partir disso, fica fácil definir a área de Recursos Humanos e a orientadora.

Tudo certo até então. Excelente começo.

O anteprojeto

A monografia só será entregue em meados de novembro. Entretanto, o trabalho é extenso e, para dar conta de tudo de maneira organizada, criou-se o anteprojeto, ou seja, uma primeira parte em tópicos, que depois virará redação.

O anteprojeto tem várias pequenas dificuldades. Como se trata de empresa pública, algumas coisas não se aplicam ou se aplicam de maneira diferente. Não há como descrever uma concorrência clássica, por exemplo. O faturamento mensal não é exatamente faturamento, mas Receita.

O anteprojeto tem uma descrição de objetivo, que deve ser cumprido ao final. Até agora, o meu consiste em “pesquisar as causas da desmotivação em servidores públicos e propor planos administrativos para revertê-la”. Alternativas: Plano de Carreia? Job Rotation? Remanejamento de Recursos Humanos? Todas as anteriores? Pois é…

Mas o principal desse anteprojeto é refletir sobre a importância, a viabilidade do projeto e sobre o quão oportuna a pesquisa é. Assim vou vender meu peixe e convencer os diretores envolvidos a comprar a minha ideia e facilitar o acesso à algumas informações. Sem a abertura da empresa NENHUM TCC flui como deveria.

Vou apresentar em breve esses três quesitos aos meus superiores. No próximo capítulo eu conto se fui bem sucedido e como anda a montagem desse tal de anteprojeto, que, aliás, deve ser entregue dia 27 de fevereiro.

Como disse tantas e tantas vezes nesse blog, mais do que nunca, alea jacta est

Um pensamento sobre “TCC: o desafio já começou

  1. Olá!!!

    Gostei do tema do TCC!!! Sou funcionária pública: estsdual e municipal e, além disso (não espalha muito não) , sou ex-sindicalista… Se precisar de alguma ajuda, pode contar comigo “hoy y siempre”.

    Abraços,

    Bete

Deixe um comentário

