O Futebol como parte da sociedade

Esse texto propõe,humildemente,  uma reflexão. Aqui, não importa se você não gosta do jogo futebol.  Quando digo “jogo”, quero dizer o 11 contra 11, as táticas, os times, a bola.

Digo isso, porque assistindo ao programa ‘Bola da Vez’ da ESPN Brasil com o técnico do Vasco, Paulo Autuori ele disse algo, em linhas gerais, que eu concordo: O futebol é mais que um esporte, é um estudo social. Em que outro lugar você vê gente de classes sociais diferentes se abraçando como se fossem velhos amigos? Em um estádio você pode ver como são os costumes de um país, mesmo que em uma pequena parcela. Cantos, ritmos e comportamentos que fazem parte do nosso dia a dia.

O desânimo de uma derrota, a alegria de uma vitória, a apreensão de um momento decisivo e até a questão da  mobilidade social entre pobres e ricos pode ser estudado, através de uma partida de futebol. Isso sem falar no racismo, na violência, no descaso político e muitas outras questões sérias e pertinentes a nossa sociedade.

Futebol é mais que um jogo, é uma maneira de enxergarmos como as coisas estão em nosso mundo.

Então, por mais que você não goste dele enquanto esporte, saiba que ele já superou as barreiras de um simples apito final em 90 minutos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s