Aye Aye: Filhote de Cruz Credo

Imaginem um bicho feio. Mas feio de doer o âmago. Pois é, este é o aye-aye, ou, em português, ai-ai.

Aí está uma foto dessa raridade:

_41118852_ayeaye_pa.jpg

Aye-aye, com seu penteado style

Por ser feio assim, o ai-ai (Daubentonia madagascariensis) corre o risco de entrar em extinção. Segundo ambientalistas, a população nativa de Madagascar considera-o um mau agouro, e por isso extermina-os.

Essa atitude pode fazer desaparecer um galho inteiro da árvore evolucionária dos mamíferos. Isso porque este bizarro animal representa milhões, isso mesmo, milhões de anos de evolução independente. Uma grande perda para a biodiversidade já mais que devastada.

Algumas características do filhote do capeta:

- Polegar oponível nas patas dianteiras e traseiras. Dedos longos, providos de unhas. Unhas dos polegares chatas, dedos das patas traseiras grandes.

- Uma espécie em cativeiro viveu durante 23 anos e 3 meses

- N° de crias: [ironia on] Graças a Deus [ironia off], apenas 1 filhote, colocado num ninho esférico.

O ai-ai é estritamente noturno e solitário. Durante o dia dorme em um ninho construído no tronco de uma árvore grande aproximadamente 10-15 metros fora o solo. O ninho é uma estrutura complexa de entrelaçar de ramos e folhas e provavelmente exige tempo para ser construido. Um ninho novo é construído em alguns dias. O ai-ai é principalmente arbóreo, onde usa suas garras longas para agarrar os ramos e troncos de árvore, mas fará viagens longas pelo solo.

Esse animal estranho ocorre nas florestas da República Malgaxe e também aparece nas lendas daquele país.

De acordo com uma dessas lendas, se um homem dormir na floresta, os ai-ais farão um travesseiro de folhas para ele. Se o homem encontrar o travesseiro embaixo da cabeça quando acordar, é sinal de que irá se tornar muito rico; mas se estiver embaixo de seus pés, será atingido por um feitiço. Os ai-ais, infelizmente, são cada vez mais raros. Há talvez apenas algumas dezenas.

A extinção desse animal prova a ignorância do povo, que se deixa levar pelas aparências e extermina o pobre animal, que cá entre nós, não tem culpa da fisionomia assustadora que tem.

Aos ambientalistas, defensores dos animais e à Luiza Mel: As brincadeiras feitas com a feiúra mais que surpreendente desse animal no decorrer desse texto, são meras brincadeiras. Idéia Fix é completamente contra a matança indiscriminada de animais, ainda mais se o motivo é pura e simplesmente a aparência do pobre bicho. Qualquer forma de maus tratos a animais é totalmente repudiada por Idéia Fix. (não se esqueça, Idéia Fix é um cão!).

Quer ver mais fotos? Clique aqui, aqui e aqui (não me responsabilizo por eventuais pesadelos, ataques cardíacos e/ou cabelos arrepiados)

UPDATE (30/06/08): O Blog Letras Div linkou meu texto, mas colocou uma outra foto, mais sensacional que a que encabeça esse post. É o tipo da imagem que eu me sinto na obrigação de compartilhar com vocês…

É ou não é medonho?

UPDATE (15 de novembro de 2008): As fotos não param de chegar. Dessa vez foi a amiga Giovanna que achou uma foto épica do bichano.

ayeaye_011

Latino e Kelly Key gravarão um dueto!

Hoje é dia de ter pesadelos…

Dica do amigo e colaborador (!) André Moraes

Siga-me no Twitter! Dê um follow no @fwtoogood

120 pensamentos sobre “Aye Aye: Filhote de Cruz Credo

  1. Velho ele e feio mas realmente o blobfish e meu colega joao marcos sao mais feios mas ele esta em 3 lugar nao se esqueçam olhem o blobfish ele e mais feio ainda(nao me responsabilizo poar ataques pisiquicos nem por pesadelo)valeu blog

  2. meeu deus, que bicho feio.. coitado
    eu tinha até achado meio bonitinho na primeira foto, mas a segunda realmente ME ASSUSTOU !!

    imagina cruzar com esse bicho :S

  3. A eu não acho esse bicho tão feio,
    é descriminação do povo.
    Prinsipalmente o ser humano que é pior que um coitado desse bicho,
    O ser humano é o pior ser vivo do mundo
    ele ta destruindo o mundo
    nós todos em geral não é só os outros inclui eu tanbem,
    o a poluiçao, o maus trato a natureza, a fauta de aguá.
    tudo isso niguem lembra
    e o pobre coitdo do bicho só por que ele é feio todo mundo fala
    o ser humano que não é feio mas faz coisas piores
    niguem protesta, nem tenta melhorar
    ainda bota o nome de deus pra dizer que o bicho é feio
    sabendo que foi deus que criou,
    deus sabe que agente acha que ele é feio, mas pra ele o aye é bonito
    agente deveria procurar cuidar da nossa vida
    e um meio de salvar nosso planeta
    do que está julgando o pobre do aye-aye

  4. Mais uma vez o saúdo, óh estimado Frank.

    Bem, tecerei um rápido comentário sobre nosso amigo “Zé Bonitinho”.
    “O ai-ai é estritamente noturno e solitário.” Frank, se nem mesmo o próprio rascunho do capeta tem coragem de viver na companhia de outro da mesma espécie, e, ainda usa o artifício de sair somente à noite, para que no caso de encontro com outro da mesma espécie, não morra do coração, como é que nós, podemos olhá-lo?
    Te pergunto: Quantos foram mortos por nós? E quantos morreram por “causas naturais”? Especialmente na beira de lagoas, onde tentaram beber água e se depararam com seu reflexo?
    Mas, poderia ser pior… imagine um “ui ui” destes, com a ideologia, articulação, domínio gramatical e concisão das idéias de nossa estimada Grasiele.
    Aí sim… cruz-credo, ou credo em cruz… estremeço só de imaginar!!
    Abraços,

    Gustavo.

  5. Bingo. Pegou o X da questão! Ele sabe que não é a última bolacha do pacote e, por questões óbvias, faz questão de NÃO viver em sociedade…

    “Quantos foram mortos por nós? E quantos morreram por “causas naturais”? Especialmente na beira de lagoas, onde tentaram beber água e se depararam com seu reflexo?’

    Cara… acredito que nós sejamos os responsáveis pela maior parcela de mortos. Eles são feios mas não são burros… é só fechar o olho.

  6. karai!!! que porra de bicho escroto filho da puta é esse? eu não sabia q existia um porra dessa…parece o filho do seu madruga com a dona clotilde…sinistro!!!

  7. É impressionante como em pleno séc.XXI o ser humano continua sendo horrivelmente estúpido, artificial e mediocre. Aye-Aye deve ser protegido por respeito à espécie como também por ser uma raridade genética do planeta. Como Homo Sapiens eu uso minha inteligência e capacidade de abstração para admirar a diversidade da natureza e não para fazer comentários estúpidos sobre ela, nem para dilúi-la em idéias místicas.

    • Pôxa Natasha… não seja tão séria. Você, como Homo sapiens sapiens, deveria usar sua inteligência e capacidade de abstração para, além de admirar a diversidade da natureza, compreender ironias, brincadeira… despertar seu senso de humor…

      Se você for ativista ambiental está perdoada…. hahahaha

      • Uau… a gatinha vestiu a fantasia da defensora dos fracos e oprimidos e tomou para si as dores e tropeços gramaticais da Grasiele. Melhor do que isso é a humildade que transborda por todos os poros com a frase “Enfim, algo aproveitável entre tantos comentários dispensáveis”.

        Estou apaixonado. Casa comigo?

  8. É verdade que a natureza está cada vez
    mais comprometida, que a fauna vai ficando em risco,isso todos nós sabemos.
    Mas tambem é verdade que a humanidade está a aumentar e que com o avanço da ciência, a esperança de vida tende tambem a ser maior.
    Levanta-se então a grande questão.
    O que fazer? Matam-se os humanos para ficarem os bichinhos?
    Ou levamos tigres leões elefantes para
    casa como bichos de estimação?
    É uma hipótese. Mas se isso for feito,
    vamos necessitar de alimentar os animais, logo produzir mais alimentos, o
    que coloca em risco a flora já tão castigada.
    Como vamos sair desta????

  9. Franklin,

    Já pensou em criar o “alfab(log)etização” voluntária?
    Dicas de Português no início do POST.
    Tipo assim:

    “Pessoal, o tópico que virá a seguir, é interessante. Porém, sei que as pessoas pensam de forma diferente. Portanto, siga a legenda abaixo:

    1 – Se quiser me xingar, copie uma destas ofensas => IDIOTA. IMBECIL. IGNORANTE. ANIMAL. INJUSTO. RETARDADO. DEBILÓIDE. Se quiser utilizar algum outro xingamento, faça o seguinte: abra outro navegador, vá até o google e digite o xingamento que pretende. Quando sair o resultado, observe se aparece escrito: “você quis dizer …” Se apareceu, é porquê você é um asno e digitou o xingamento errado. Recorte o correto e cole aqui no blog.

    2 – Se quiser expressar algo sobre as pessoas, lembre desta regrinha: no presente e passado, usa-se o sufixo (finalzinho da palavra) AM. No futuro ÃO. Por exemplo: As pessoas falão (incorreto). Falão, pode ser interpretado de algumas formas: aumentativo da genitália masculina (falo); Pode ser o cebolinha dizendo “faRão”; Se considerarmos o aumentativo de fala (apesar de eu achar que o aumentativo de fala deva ser grita).
    As pessoas falAM (correto). Observe também, que temos um S no finalo de pessoa. Isto indica plural. Plural, é quando é mais de uma pessoa. Daí, a ação das pessoas, também deve ser feita no plural. Ex.: A pessoa fala. AS pessoaS falaM.

    3 – Regra básica. Antes das consoantes (consoantes = todas as letrinhas que não sejam A E I O U), só se usa a letra M, antes do P e antes do B. Por exemplo: taMbém (correto) taMpa (correto). taNbém (lamentável) e taNpa (deprimente).

    4 – Procure trocar as palavras, por outras mais fáceis. Ao invés de escrever: “o cer de voça umilde e agrdaviu peçoa” (tradução: o ser de vossa humilde a agradável pessoa), escreva: você. (se tiver dúvidas de como se escreve, abrevie mais ainda => TU, ou, melhor ainda, não escreva nada.

    5 – Peça ajuda a seus professores, pais, porteiros, empregadas domésticas, mendigos… qualquer ajuda vale, pois do jeito que vocês escrevem, até crianças de berçário fazem melhor.

    6 – Pontuação. São pequenos símbolos. Eis vários exemplos:
    . => Chama-se ponto. Encerra uma frase ou oração. Funciona mais ou menos assim: Você é um analfa.
    , => Chama-se vírgula. Dá uma pausa, antes de encerrar a frase ou oração. Ex: Você, uma criatura deprimente, é um analfa. (observe, que eu usei os dois => . e , portanto, sim, pode usar os dois a vontade.)
    Utilizar estes símbolos, transmite uma clareza sem mais tamanho. na verdade, permite que as pessoas entendam o que você quer dizer. Por exemplo:

    “olha cara quem e vc para sair falando merda do rbd vc nao e nada meu fihl bem q vc keria fazer 1 terço do suceso q esles fizeram e q ainda fazem aii tenho ate do de vc sabia nao tem nada o q fazer #$@%#¨@#$@¨#%@*¨%@*&#*%*#¨@%#¨$@$*@%$*@¨$#%@$&@%#(*@*#)@&$%*$(!@*_!$(&@$¨*@$%*@ (sequência de palavrões, que preferi omiti. Já bastam as agressões à gramática, concordância, pontuação.) e logicoo q nois se sentimeo ofentido meu faii falar mau da sua mae q colocou vc no mundo seu sem coraçao popis nos fans de verdade vamos lutar sim e vc nao e NINGUEM NINGUEM para falar o q a genti deve fazer ou nao

    Por: jessica e bianca em Segunda-feira, 18 Agosto 2008 ”

    Perceberam? Será que elas mesmas forAM (olha a aplicação da regra!!) capazes de entender o que elas escreverAM (de novo)?

    7 – Acentuação gráfica. Composta pelos elementos: ^~`´
    Serve para diferenciar algumas palavras das outras. Ex.: Eu e ela. (correto) Eu é ela. (incorreto. Poderia ser: Eu SOU ela.) Se precisar de mais alguns exemplos, leia de novo:

    “olha cara quem e vc para sair falando merda do rbd vc nao e nada meu fihl bem q vc keria fazer 1 terço do suceso q esles fizeram e q ainda fazem aii tenho ate do de vc sabia nao tem nada o q fazer #$@%#¨@#$@¨#%@*¨%@*&#*%*#¨@%#¨$@$*@%$*@¨$#%@$&@%#(*@*#)@&$%*$(!@*_!$(&@$¨*@$%*@ (sequência de palavrões, que preferi omiti. Já bastam as agressões à gramática, concordância, pontuação.) e logicoo q nois se sentimeo ofentido meu faii falar mau da sua mae q colocou vc no mundo seu sem coraçao popis nos fans de verdade vamos lutar sim e vc nao e NINGUEM NINGUEM para falar o q a genti deve fazer ou nao

    Por: jessica e bianca em Segunda-feira, 18 Agosto 2008 ” Neste exemplo acima, percebemos todos os erros acusados anteriormente.

    8 – Tenha um dicionário ao seu alcance. Vai ajudar bastante.”

    pronto, agora sim, leiam o post … (daí, você coloca opost.)

  10. Gente, preciso de um boneco Aye-Aye!!
    Alguém conhece pessoas que trabalhem com a arte de fazer bonecos e possa reproduzí-lo para mim?
    Talvez, um boneco com a cara do Aye-Aye não faça muito sucesso por motivos óbvios; mas, para mim, ele representa uma história de amor.
    Pois é, quem diria que um bichinho tão feinho pudesse representar algo tão grandioso.
    Aye-Aye…

  11. Pingback: Design Swan » Blog Archive » 10 Weird Looking Animal in the world

  12. noossa que descreminaçao. pow eu adoro bichos mais numca vi um tao bunitinhu! xD ele e tao feio que e bonito! tem cara de assustado e de merdinha ! mas mesmo assim nao julgo o pobre coitado pela aparencia dele!
    vou assumi eu gosto de bichinhu feio mas nem tanto assim ne !!!

  13. Pingback: Blobfish, um pesadelo em forma de peixe « Ideia Fix

  14. achei ele lindinho,ao mesmo tempo feinho,tadinho!pena que devido crendice popular da região onde ele vive o bichinho pode ser totalmente devastado da terra.Quanta ignorância!como se ele tivesse culpa de ter a aparência que tem.
    A verdade é que DEUS é maravilhoso por ter colocada no mundo essa vasta e exuberante fauna.
    parabens..meu DEUS!TE ADORO!

  15. Pingback: Animais Exóticos | Natureza Bela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s