Teste da Bailarina

Achei na “interneta” um teste muuuuito curioso.. O teste da bailarina…

O teste consiste em olhar para uma bailarina girando. Mas a pergunta é: Para qual lado gira a bailarina? Quando olhei pela primeira vez, logo percebi que era no sentido anti horário. Mas olhando mais atentamente ela simplesmente começou a rodar no sentido horário!

Meu faro de jornalista resolveu provar que aquilo não era mais um truque barato de gif animado. Chamei um reforço… minha irmã. Justos provaríamos se aquele teste era fajuto ou não.

Olhamos ao mesmo tempo para a bailarina. Nós dois víamos a bailarina girar em sentido anti horário. Tudo tranqüilo.. até que minha irmã grita: Mudou! (de lado).

Sensacional!!! Ela via a bailarina girar em sentido horário enquanto eu a via girar em sentido anti horário! Ou seja… não era um truque de gif animado… Os teste tinha lá algum fundamento. Por isso vale uma postagem…

Parte científica do teste: Se você vê, por mais tempo, a bailarina girar em sentido horário significa que você trabalha mais o lado direito do cérebro. Este hemisfério é responsável pela emoção e criatividade. O lado esquerdo é a parte racional.

E sabe que faz sentido? Quando eu estava preocupado em descobrir o truque, ela girava em horário. Quando eu relaxei e minha irmã a viu girar para o outro lado, eu fiquei surpreso e ela instantaneamente inverteu o lado do giro. O difícil, mas possível, é treinar o cérebro para que ela mude de lado repetidas vezes. A famosa integração dos hemisférios..

Está curioso para testar? Lá vai a bailarina…

bailarina.gif
Para os espertinhos: Sim.. a imagem é um gif… mas não é impressionante???

108 pensamentos sobre “Teste da Bailarina

  1. e quando a bailarina gira pro lado que a gente que, qual é o resutado?
    porque eu aprendi a controlar, e se eu quiser que ela vira para um lado ela vira, e se eu quiser que ela vira pro outro ela tambem vira, e se eu quiser fica brincando de vira ou não vira tambem fica assim, qual é o meu resultado final?

  2. Thais.. isso significa que você tem o completo controle da parte emocional e racional. Bom, pode não ser o controle total, mas que você equilibra muito bem a parte racional com a emocional isso sim… (acertei?)

    Pode significar tabém que você conseguiu treinar seu cérebro para isso, o que para muitas pessoas ( o meu caso por sinal) é praticamente impossível.. Parabéns!

  3. Manuuu…………isso ai é coisa do demo…..

    eu fiz o teste aqui com meu irmão (eles sempre são os cobaias ^^)
    ai toda hora q pra mim a bailarina mudava de direção eu falava e ele fazia o mesmo, mas
    enquanto eu já tinha falado que ela mudou de sentido umas 10 vezes o meu irmão falo q ela mudo 1 só o.O”

  4. Olá ,sou bailarina clássica e fiquei curiosa em relaçâo ao teste.O que ocorre é o seguinte:GIRAMOS tanto no sentido horário quanto no anti-horário,pois quando damos pirouette ou chané,utilizando o lado en dehor (aberto),estamos no sentido horário,já no lado en dedan(fechado),estamos no anti-horário.
    Mais dúvida ou curiosidades é só me consultar.
    abraços!!! EUNYCE!!!

  5. Olá Eunyce:

    Muito interessante conhecer esses termos do balet clássico… Além do teste ter o aval pscicológico, ainda tem toda uma base na teoria do balet…

    ISSO é que eu chamo de teste bem embasado

    Quanto ao balet clássico, eu creio que o brasileiro devia conhecer mais essa arte.. eu fui à um espetáculo desse e fiquei absolutamente encantado….

    Abraço e continue acompanhando o blog!

  6. Sou uma pessoa muito criativa e emotiva (e sou mesmo), pois raras são as vezes que consigo ver a bailarina girar no sentido anti-horário.

    Já tinha visto este gif, mas não sabia da parte científica da coisa…

  7. Priscila… eu descobri uma técnica para a bailarina girar nos dois lados. Funcioa comigo, pode ser que funcione com vc.

    Assim: Tente deixar a tela dividida ao meio. Uma parte com o gif e a outra com o texto. Olhe para a bailarina e depois leia o texto. Nessa aprte, tente usar uma visão periférica para observar tanto o texto quanto o gif. Intercale o foco de atenção.

    Comigo funcionou.. a bailarinha fica doidinha, girando pros dois lados…

    Abraço!

  8. Oi Frank,

    Caramba! Consegui fazer ela girar feito uma louca (a bailarina). Segui suas instruções e deu certo.

    Muito show, valeu mesmo!

    Obs.: Vão achar que somos loucos…

  9. Frank…

    Dá pra controlar sim o lado que você quer que ela gire… Pelo menos eu consegui. Até deixar ela doidinha se eu quiser…

    Pra fazer ela girar no sentido anti-horario basta olhar apenas pra sombra no pé esticado dela…

    No sentido horario…basta vc se concentrar mais no corpo…

  10. Quase q eu piro com essa bendita bailarina.
    Primeiro eu passei umas duas horas só vendo ela girar no sentido horário… daí eu olhei os pés dela e ela virou sentido anti-horário… mas geralmente eu voje ela girando pra diteita mesmo…
    as vezes ela começa a girar pra esquerda, daí no meio do caminho vira pra direita… é uma loucura…. ahhhhhhhh

    legal!!!!
    =)

  11. Pára o mundo que eu quero descer!!
    Que teste foi este?
    Sou tão “frio e calculista” (logo, puramente racional), que meus amigos me chamam de Hannibal Lecter, com senso o de decência compatível com o esperado pela sociedade.
    Porém, sua bailarina, após uns bons 10 minutos, girou por 10 segundos no sentido anti-horário! O restante, seguiu a mesma direção do Big Ben.
    Como fiquei o tempo inteiro, olhando de forma crítica e analista, ou você inverteu a explicação dos hemisférios cerebrais (o que não ocorreu), ou meu cérebro veio com defeito (as vozes… por que elas não se calam?!?!? rsrsrsrsrsrsrs) ou, nasci com o corpo caloso (é aquela “tripinha” que liga um “emisfériu do celébru” ao outro), é inexistente ou menor que o normal, o que explicaria isto, o fato de eu ser ambidestro autônomo – escrever duas palavras ao mesmo tempo, uma com cada mão – e outras coisas.
    Abraços,

    Gustavo.

  12. Caro Gustavo: A linha que separa os hemisférios é muito tênue. Praticamente uma faixa de Gaza. Os hemisférios estão sempre se cruzando (sem nunca procriar é verdade).

    Os pensamentos são como um tiro:PAssam mais rápido do que você imagina. Mesmo sendo frio e calculista (todo mundo que é frio, é calculista?), você tem pensamentos mais… hã… sentimentais. Eles passam tão rápido que você não percebe. Mas a bailarina e seu subconsciente também…

    Abraço!

  13. Estimado Frank: Minha cabeça dói!! (rsrsrsrs)
    Existem pessoas frias, calculistas e insensíveis. E existe a combinação de todas ou algumas destas características.
    Pelo menos sensibilidade eu tenho…
    Bem, fiquei feliz que eu tenha pensamentos mais… hã… sentimentais.
    Só fiquei triste por saber que sou um pouco mais devagar do que posso percebê-los…
    Abraços,

    Gustavo.

    P.S. – A bailarina continua girando no sentido horário.

  14. Frank,

    Finalmente consegui!! E o pior, por puro acidente!!
    Abri 3 janelas do IE, quando fui alternar entre elas, com o mouse, abriu a caixa de troca e pude perceber, com a visão periférica, a bailarina fazendo NÃO com a perna!!
    Várias vezes… consegui que ela nem girasse, mas balançasse a perna de um lado para o outro.
    Mas, cada vez que me concentrava nela, a “mardita” voltava para o sentido horário!

    • Felipe: És mui bien venido aqui. El portuñol non és lá mucho bueno, más creo qui usted compreenda. Acho que los comentários son mui locos, mucho más que la bailarina.. La bailarina solanente gira, gira gira… los coments son expontâneos!

  15. ae eu tbm consegui controlar pra onde ela virava. eu fiquei um tempao tipo ‘vira pra direita agora vira pra esquerda’ muuito doido (: principalmente que eu tava muito triste, mais eu acalmei e viro pro outro lado, ate eu conseguir ‘controlar’ cara, fiquei pasma hahaha muito dooido mudo de lado umas mil vezes uhul

  16. Consegui controlar essa condenada! Antes eu só via girar no sentido horário, agora eu consigo ver dos dois lados. Fiz o seguinte: pra ver ela girar no sentido anti-horário, eu comecei a contar mentalmente (1,2,3…), já para ela girar no horário eu comecei a cAntar mentalmente… funciona olhar a sombra da perna esticada dela tbm para vê-la girar em anti-horário e para o corpo para vê-la girar em horário… Cada um desenvolve sua técnica… para uns funciona a técnica alheia, para outros não…
    Xou!

  17. eu uso as minhas mão para vê-la em anti-horário. Cubro o corpo desde os quadris acima e os pés, deixando a mostra apenas a região próxima aos joelhos, dai imagino que aquilo são quais queres coisas, menos pernas kkk, então consigo inverter o giro. Daí no embalo descubro a bailarina e vejo no sentido anti-horário. Foi a unica forma que consegui, mas estou satisfeito pois antes parecia impossível rsrs.

  18. Para ver a bailarina girando para um lado, basta você focar por alguns segundos ou no lado direito (braço e perna direita) ou o lado esquerdo (braço e perna esquerdo).

    Pronto, você já controla os dois lados.

  19. Prezado blogueiro, estou comentando muitos anos depois do seu post, mas o assunto apareceu agora na minha vida. Fiz uma pesquisa exaustiva sobre ele, encontrei também o seu post e quero contribuir com uma ressalva sobre o que você diz sobre a parte científica da coisa. Não é bem assim. Cuidado com a origem (fonte) do que se lê.

    Uma neurocientista diz que nada a ver. Leia aqui..

    http://www.cerebronosso.bio.br/para-que-lado-a-bailarina-gira/

    Esse é um típico caso de ilusão de ótica, e não é o lado mais presumivelmente operacional do cérebro quem manda. A decisão do que se vê, no caso de uma ilusão, tem a participação de muitos “atores cerebrais”. Tem gente que simplifica demais.

  20. olha eu tbm estou conseguindo controlar esta bailarina s eu quizer q ela vire no sentido antiorario ela vira e s eu quizer no sntido horario ela tbm vira.Isso quer dizer que voce esta conseguindo usar as duas partes do celebro a direita ea esquerda.

  21. Quando essa bairalina sta gire para a esquerda que dizer q vc esta usando o lado esquerdo do seu celebro,e quando ela esta girando para direita quer dizer que voce esta usando o lado direito do seu celebro,entendeu?

  22. Teressanti brou, celebrando as dificuldades que arguns cérbros tém ?

    Sunce num divia de fazê isso, mas quar a parte do cérbro que a gente usa pra escrevê, digitando é craro? A do meio? Ou o meio que tú achou para se divertir é só teu.

    Heu tô nessa, Sir Frangood.

    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. .. .. . . . . . . . . . . . . . . . BOM DOMINGO.

  23. Percebi algo curioso: se vc estiver vendo a bailarina girando para o lado direito, comece a fazer contas de soma, contendo números com bastante casas, tipo 5200+5200, use o lado esquerdo do cérebro e a bailarina irá girar sentido ati horário!!!

    Abs,
    Adriano

  24. HA é jura frank? voce nao precisa de celebro pra nada é? Se voce nao presisase de celebro voce nem saberia digitar e nem controlar essa vaca dessa bailarina,nao é? Voce tem certeza mesmo,que voce não precisa de celebro?

  25. Sorry man…

    Nice try. Actually, one of my favorite hobbies is to discuss issues related to all types of learning and Internet use by young generations, but I.Q tests. Bullshit

    Answering your questions:

    1) which way the dancer is spinning: right or left
    A: Depends on the point of view. Depends on wich side of your brain you will active.

    2) how old are you?
    A: 20 ya

    3) where are you from?
    I’m from Brazil

    4) what is the color that you like? (or “do you like”, smart guy)
    Color? Oh… I guess orange. Happy color

    5) can you spell your name
    A: Of course: F-R-A-N-K

  26. Uau, consegui fazer com que ela girasse para os dois lados, e também consigo controlar para qual lado desejo que ela gire!!!!!

    Mesmo assim, não acho que tenho total controle da parte emocional e racional!! (kkkkk)

  27. O que acontece é que como ela fica indo pra cima e pra baixo, as distancias que dariam noção de profundidade/perspectiva deixam de existir.
    Quanto a perna que fica para frente por exemplo, se fosse uma animação colorida e com perspectivas realistas você veria a ponta do pé indo levemente para baixo quando se aproximasse (pois as coisas “aumentam” quando próximas a câmera) e levemente para cima quando se afastasse (pois “diminuem” quando se afastam da câmera), isso da a idéia de profundidade e perspectiva em desenhos. Na animação da bailarina preta isso existe, mas é anulado pelo movimento de subir e descer da bailarina que transforma o trajeto de rotação em uma linha reta.
    A perna também “engrossaria” quando se aproximasse e “diminuiria” quando afastasse, isso em relação a câmera/visão, claro, mas na animação da bailarina preta nada aumenta ou diminui, é como se fosse uma bailarina chapada na parede, sem profundidade, como naqueles desenhos do antigo egito que contém perspectivas irreais ou fantasiosas. Obviamente que o fato dela ser toda preta também ajuda, pois se fosse pintada você saberia quando ela está de costas ou de frente. Agora quanto a questão de hemisfério direito e esquerdo do cérebro, isso é besteira. teu cérebro apenas associa a bailarina ao fato de girar e escolhe uma opção aleatória, seja no sentido horário ou no anti-horário. Tanto é que um momento vemos ela girando no sentido horário e em outro momento vemos ela girando no sentido anti-horário. Isso depende de vários fatores, como em que quadro a animação estava na hora em que você olhou para ela e de qual ângulo você começou a olhar a animação, mas nada tem a ver com hemisférios cerebrais.

    • Explicação muito interessante e que faz sentido. Não precisava ser anônimo!

      Bom… ainda sim não deixa de ser curioso. Pelo que você disse, não depende do hemisfério do cérebro e sim do ângulo e outrosn fatores. Mas se fosse assim, poderíamos escolher o lado que ela gira né? Alguns conseguem, outros não. Por que? E por quê ela muda de lado sem que a gente peça?

  28. primeiro: Thiago, celebro não é substantivo é verbo: eu celebro, você celebra, que é o mesmo que comemorar, o que temos é um cérebro =)

    segundo: em momento algum se trata de um teste, ou lado do cérebro que usamos, o fator de ver o giro vem do ponto em que se olha, como toda fraude essa tem sua falha: seguir o pé que esta levantado vai fazer com que a bailarina dance de um lado para outro, e olhar para o corpo como um todo manterá o lado de gira atual, caso horário continuará horário, e bem simples.

    terceiro: pode não ser o teste que se propõem, mas testa sua capacidade de avaliação, avaliar a imagem como um todo e depois suas partes.

  29. facil, olha a sombra da bailarina, e simplesmente quando a sombra desaparecer, tenha certeza que a bailarina vai girar no outro sentido, e simplesmente ela gira, um macete pra fazer ela ficar doidinha :D é so pensar q a sombra do pé que esta quicando no “chão” não está girando e sim indo direita esquerda, entao pensando que está fazendo isso direita e esquerda sem dar uma volta, vc ve quando ela ta girando a sombra pra direita a bailarina ta indo pra direita quando vc ve a sombra indo pra esquerda ela está indo pr esquerda, eu fiz isso e deu certo, nao precisei mais de 3 minutos, hsuahusahsuah’, mas e isso ai, e como o yasha falo, é cérebro, hsauhusa, ri mt quando vcs estavam escrevendo celebro, e a primeira vez nao intendi a frase direito, :D e isso ai pessoal

  30. aaaaaaaa esse negocio num tem coisa…
    NO ECZISTEEEEE
    aushuahsas

    isso eh coisaaa do mal… ela gira pro lado que o do mal quer
    aushauhsuahs
    cuidado ae quem consegue controla eh pq tem uns pacto DO MALLLL

  31. Eu consegui controlar perfeitamente da seguinte forma: sempre que eu quiser trocar, basta tapar o quadril da bailarina, onde acredito estar o segredo.

    No começo ainda há uma dificuldade, mas com um pouquinho de treino você vai conseguindo controlar sem precisar tapar.

    • Também vi algo estranho, porém comum no sentido anti horário, a perna de apoio girando no sentido inverso, ou seja, uma girando pra cada lado.

      Alguém mais viu isso?

      Mas o esquema do quadril também resolve isso.

  32. Gente, não quero acabar com a onda da galera, mas dá pra ver claramente, por um detalhe q eu vou dizer, q ela gira um tempo para um lado, um tempo para o outro, e não depende do seu cérebro… Repare no rabo de cavalo dela, quando ela gira no sentido horario, o rabo de cavalo (no momento em q ela esta de costas para nós) está com a parte superior mais para direita ( / ) e quando ela gira anti horario, o rabo de cavalo fica inclinado para a esquerda…

  33. OLHOS, A JANELA DA ALMA hahahahahahahahahaha

    O segredo da bailarina é fácil, vc controla ela com o olhar.
    Façam o teste:sente-se relaxados na cadeira, se fixar seus olhos no canto direito da tela, próximo da area onde gira o pé, ela virará em sentido horário, já se fixar os olhos na area esquerda ela virará no sentido anti horario e se fizer do pé dela como um pentulo e alternar rapidamente entre direita e esquerda ela se movera de um lado para o outro sem girar. Porém é preciso se concentrar no pé em movimento apenas, já que o braço suspenso dela tbm funcionará como um pendulo e distrairá o cérebro se olharem a bailarina como um todo. sendo assim foquem apenas no membro inferior, até que consigam conciliar os membros superiores e inferiores, é por isso que algumas pessoas conseguem controla-la, elas só não relacionaram isto com o movimento dos olhos ;)
    Depois de cinco minutos olhando ela, não ficou tão dificil né?rs

    É por isto que algumas pessoas controlam ela através da sombra e outra tapando a parte superior da tela, o segredo são os olhos.

    O nervo óptico de cada olho divide-se e a metade das fibras nervosas de cada lado cruza para o lado oposto no quiasma óptico. Por causa dessa disposição, o cérebro recebe informações tanto do campo visual esquerdo quanto do direito através de ambos os nervos ópticos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s