Resenha: Gonzaguinha & Gonzagão

Intenso, emocionante.  Assim como os dois personagens de Gonzaguinha & Gonzagão: Uma história brasileira de Regina Echeverria.

O livro narra a história de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, em paralelo com a de Gonzaguinha, seu filho, um dos grandes nomes da MPB.

É interessante notar o tom de confissão dos cantores ao deporem sobre várias passagens de suas vidas, composições e brigas.

Tantos homens casam por amor e nascem filhos defeituosos, que não dão em nada. Eu sempre tive essa vida  desregrada, vivi na zona de prostituição no Mangue e me nasceu esse artista maravilhoso” (Pág. 194)

Nunca fui o Júnior, com o instrumento e a simpatia do pai e por isso há quem pense que nem sou filho dele.  O que fazer, não? Os rótulos nos são imposto e o importante é não vivê-los. Não é porque meu pai é quem é que eu deveria me dar bem com ele.” (Pág. 197)

Esses dois pequenos trechos acima, mostram a maior qualidade dessa obra: a pesquisa de dados e entrevistas feitas pela autora que afinal, é jornalista. No final das contas, os relatos, por si só, acabam guiando o leitor. A tal ponto que a autora só dá umas ‘pinceladas’ com informações históricas e não musicais.

Mas aí também pode morar o lado negativo do livro. Por se apoiar muito em relatos fornecidos pela família, a quem supor uma certa ‘preguiça’ da autora ao escrevê-lo.

O fato é que, quem se deparar com essas 300 páginas vai conhecer uma das mais belas histórias da música brasileira.

Gonzaguinha & Gonzagão, uma história brasileira

Autora: Regina Echeverria

Editora: LeYa

303 páginas (excetuando-se discografia dos artistas)

download

Deixe um comentário