Acredite: Isso é Tom e Jerry

img500-011

Um dos desenho mais clássicos, aclamados e lembrados da História é o do gato Thomas – conhecido popularmente como Tom – e o pequeno rato marrom Jerry – conhecido popularmente como… Jerry. Eles são criação imortal de Josep Hanna e William Barbera.

Quase uma década antes, no entanto, Amadee J. Van Beure criou uma dupla chamada, exatamente, Tom e Jerry. A idéia inicial era desenhar dois ratos, contudo, criou-se uma impressionante similaridade com o Mickey de Walt Disney. tomjerry

O produtor apostou, então, no estereótipo da dupla altão-baixinho. Assistindo alguns vídeos deles no Youtube, é possível notar que o baixinho é o mais esperto e o alto é o mais azarado. Segundo a Wikipédia, Van Beure chamou o mais alto de Tom e o mais baixinho, por tabela, de Jerry. Qualquer semelhança NÃO é mera coincidência.

O roteiro pode ser definido como surreal. Em um episódio de 1932, Tom e Jerry brincam com pinturas. Em determinado momento, Jerry desenha alguma coisa que se transforma em saxofone. Ao tocar o instrumento, claves musicais flutuam, transformando-se em… patos? É… definitivamente não dá pra entender.

Já no primeiro episódio da série, em agosto de 1931, percebi traços de racismo. Posso estar completamente enganado, porém, não fiquei muito a vontade vendo os esqueletos pretos completamente separados dos brancos e, ao final, os dados, representado uma esmola de diversão para eles.

O lado positivo desse episódio foi a impagável cena do esqueleto tomando banho. É estranhíssimo ver a toalha limpando a caixa torácica… por dentro!

A série não durou muito tempo: só há episódios entre 1931 e 1933. Van Beure foi trabalhar justamente nos estúdios Hanna-Barbera e lá aproveitaram  a criação para nomear gato e rato. o restante vocês já sabem… sucesso sem prazo de validade.

E você achando que esse DVD que ilustra o post era da mesma série de “copias”, nas quais podemos incluir “O Pinguim Feliz“, “Carrinhos” e Ratatoing

Fontes: Before the Cat and Mouse, Artigo na Wikipédia (em inglês)

Siga-me no Twitter! Dê um follow no @fwtoogood

9 pensamentos sobre “Acredite: Isso é Tom e Jerry

  1. Transmimento de pensação!
    Ontem eu estava no mercado, e vi justamente o “Ratatoing” e o “Carrinhos”.

    Pensei em escrever um post, mas agora deixa pra lá =)

    Eu acho que o “Ratatoing” e “Carrinhos” são feitos de ma fé para pegar os mais incautos.

    []´s

    • Quando eu vi o Tom & Jerry do post, eu achei que era mais um desses DVD’s de má fé que você citou, porque esses aí são de sacanagem mesmo.
      Mas daí eu li a parte de trás da caixinha e o texto lá me jogou uma pulga atrás da orelha (ou porque achei curioso ou porque a baciada era muito velha, vai saber). Foi aí que eu descobri que esse DVD se salvava do purgatório…

      PS: Mas viu.. escreva o post… aí eu linko você por aqui…

      Abraço e volte sempre!

  2. Pingback: Saiba um pouco mais sobre Tom & Jerry | Compartilho.com

  3. bem, sobre o que vc disse que os pretos estavam separados dos brancos… Eu vi o vídeo, e na parte da dança, na verdade, todos eram brancos é que comos tinham alguns que estavam longe, pareciam pretos. E sobre os dados, acho que não era para demonstrar racismo.

    • Bom Mila… nos EUA, naquela época, o racismo era amplamente comum, divulgado e incitado. A situação era parecida ou similar à da África do Sul. Foi preciso que o Matin Luther King tomasse um Headshot (ou um heartshor?) décadas depois pra coisa começar a mudar….

      Sei lá… fiquei com essa impressão e até agora não consegui tirá-la da cabeça..

      Abraço e volte sempre!

  4. Concordo com sua análise quando você diz que o desenho apresenta o racismo. Fica claro isso pela maneira como as caveiras foram desenhadas (pode-se perceber esse traço para retratar negros em desenhos antigos da betty boop) e também porque as caveiras estão cantando um “hino” de igreja (Referencia aos frequentadores das igrejas batistas) pergunta o que fazer ou dizer quando se é um “homem de cor”.
    Muito bom o seu blog…

  5. Olha eu percebi uma coisa nao sei ce é só impressao minha..
    os esqueletos pretos tem a cabeça parecidos como macacos!
    e ate ainda existe racismo e um nome comum que usam para negros é “macaco”

Deixe um comentário